brasão-diocese-de-guaxupe-novo-menor
Search

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de Comunicação
No dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, conduzido pela Ordem Cisterciense, em Claraval. A celebração eucarística foi presidida por Dom José Lanza Neto, concelebrada pelo bispo de Franca, Dom Paulo Beloto, pelo bispo de Almenara, Dom José Hamilton de Castro, e pelo prior do mosteiro, Padre Guilherme, além de outros bispos, abades e presbíteros.
A cerimônia litúrgica destacou a importância do marco histórico: 75 anos da presença dos monges cistercienses e a fundação do Mosteiro de Claraval na região.


Na homilia, Dom José Lanza valorizou o trabalho evangelizador realizado pela comunidade monástica: “Este estupendo Mosteiro e a vida desses monges têm sido um sinal forte da inspiração do Espírito Santo de Deus entre nós. Sob o impulso do Espírito Santo, perseverem no discipulado e continuem a favorecer a conversão em nosso mundo”.


O convite para a vinda dos monges veio do bispo diocesano Dom Hugo Bressane e em abril de 1950 vieram para o Brasil quatro membros da comunidade monástica da Abadia Cisterciense de Casamari, Itália: Padre Pedro Agostini, Padre Justino, Padre Carmelo e Irmão Nivardo. Auxiliados pela comunidade paroquial já existente no local, em 1951, os monges iniciaram a construção do mosteiro, com a inauguração 18 anos depois.
Entre 1968 e 2002, o Mosteiro de Claraval foi uma abadia territorial com certa autonomia em relação à Diocese de Guaxupé, mas sempre manteve o vínculo de proximidade e diálogo, o que favoreceu o processo de integração, quando o título de abadia territorial foi extinto.


Dedicados à oração e ao trabalho, os monges cistercienses vivem a Regra de São Bento em sua totalidade, com ênfase na pobreza e no trabalho manual. Atualmente, os monges se dedicam ao cultivo de café e também a produção de bebidas especiais e alimentos artesanais, produtos que podem ser adquiridos no próprio local.
O trabalho e a missão dos monges cistercienses, além do cuidado da paróquia local e dos projetos de evangelização próprios do mosteiro, se estendem também ao auxílio pastoral e celebrativo da presença dos sacerdotes e consagrados nas paróquias em todo o território diocesano.

Crédito das Imagens: Pascom/Claraval

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Santuário de Santa Rita de Cássia acolhe mais de 10 Mil peregrinos em Domingo de FéCássia, MG –

Uma onda de fé e devoção tomou conta do Santuário de Santa Rita de Cássia no último domingo, dia 18 de maio, com ...

DioceseNotícias

COM SANTA RITA DE CÁSSIA SOMOS PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Novena de Santa Rita Tem início no dia 13 de maio no Santuário da “Terra dos Impossíveis” Cássia, MG – 12 de maio ...

DioceseNotícias

Habemus Papam: cardeal Robert Francis Prevost é eleito o 267º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana

Os cardeais reunidos no Conclave para a eleição do Sumo Pontífice escolheram o novo Papa da Igreja Católica no quarto escrutínio do Conclave. ...

DioceseNotícias

Terceiro Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar marca início da Fase 2 do INAPAF

Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o 3º Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar – INAPAF, dando início à ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

DioceseNotícias

Milhares de fiéis se reúnem na Praça São Pedro para o último adeus ao Santo Padre

Na manhã dessa quarta-feira (22), foi realizado o translado do corpo do Santo Padre, falecido na última segunda-feira (21), da Casa de Santa ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!