brasão-diocese-de-guaxupe-novo-menor
Search

Ser “homens e mulheres para os outros”

No dia 23 de janeiro de 2025, após quinze anos, reencontrei-me com Lucimara Trevizan no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Ela foi minha professora no curso de filosofia e no primeiro ciclo de teologia. Ela veio a Roma, em nome da Arquidiocese de Belo Horizonte, para receber o Ministério do Leitorado durante rito presidido pelo Papa Francisco. Foram quatro dias de convívio próximo e de peregrinação pelos principais lugares santos e turísticos da Cidade Eterna.

Caminhamos a pé, tomamos ônibus e metrô. Visitamos Igrejas, monumentos históricos e universidades. Pausamos o nosso percurso para degustar o bom café italiano, para comer e para descansar. Enquanto tudo isso ia acontecendo, fizemos memória de fatos, de eventos e de pessoas que marcaram a história recente da Diocese de Guaxupé. Ela destacou a bondade de Dom José Lanza.

Foi muito belo fazer memória do tempo em que Lucimara iniciou a sua caminhada eclesial na Paróquia de São Sebastião de Vila Cruz, em Poços de Caldas, quando os Oblatos de Maria Imaculada faziam a cura pastoral daquela comunidade! E fazer memória também da sua jornada de estudos teológicos em Belo Horizonte. E o fazer memória foi se desenrolando num crescendo. amos pelos tempos permeados de entusiasmo e de desafios em que ela desempenhou sua missão no âmbito diocesano da animação catequética, da animação pastoral, da formação do laicato e da formação acadêmica dos futuros padres.

Lucimara ficou encantada com a beleza arquitetônica e artística das Igrejas que visitamos! Na Igreja de Jesus, ela se deteve em silêncio orante diante do túmulo de Santo Inácio de Loyola e do Servo de Deus Padre Pedro Arrupe que foi Prepósito Geral da Companhia de Jesus num contexto difícil após o Concílio Vaticano II. Padre Arrupe ensinou a necessidade e a beleza de ser “homens e mulheres para os outros.” Esse ensinamento do “Papa Negro”, como é chamado o Prepósito Geral dos jesuítas, ilustra a missão e o legado da Lucimara em Guaxupé. 

Chamou-me a atenção uma bonita confidência que Lucimara me fez. Ela contou que durante a posse canônica de Dom José Mauro, quando Dom José Geraldo a chamou para integrar o grupo que faria a entrega do báculo ao novo bispo, naquele momento preciso da entrega solene, ela compreendeu que a missão dela em Guaxupé havia chegado ao fim e que um tempo novo começava a se descortinar.

Enfim, no domingo dedicado à Palavra de Deus, Lucimara participou da Eucaristia presidida pelo Papa Francisco e foi instituída no Ministério do Leitorado. A liturgia foi belíssima! Ela teve a oportunidade de saudar o Bispo de Roma e recebeu das mãos dele a Bíblia Sagrada, uma edição da Nova Vulgata. É usança na Igreja que a recepção de um ministério seja precedida por um momento de preparação espiritual. Lucimara se preparou para esse momento tão importante caminhando pelas ruas de Roma, rezando a sua própria história que toca, diretamente, a história da Igreja Particular de Guaxupé.

Pe Robison Inácio de Souza Santos, doutorando em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Santuário de Santa Rita de Cássia acolhe mais de 10 Mil peregrinos em Domingo de FéCássia, MG –

Uma onda de fé e devoção tomou conta do Santuário de Santa Rita de Cássia no último domingo, dia 18 de maio, com ...

DioceseNotícias

COM SANTA RITA DE CÁSSIA SOMOS PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Novena de Santa Rita Tem início no dia 13 de maio no Santuário da “Terra dos Impossíveis” Cássia, MG – 12 de maio ...

DioceseNotícias

Habemus Papam: cardeal Robert Francis Prevost é eleito o 267º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana

Os cardeais reunidos no Conclave para a eleição do Sumo Pontífice escolheram o novo Papa da Igreja Católica no quarto escrutínio do Conclave. ...

DioceseNotícias

Terceiro Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar marca início da Fase 2 do INAPAF

Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o 3º Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar – INAPAF, dando início à ...

mosteiro de claraval 75 anos
DioceseNotícias

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de ComunicaçãoNo dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!