brasão-diocese-de-guaxupe-novo-menor
Search

“Como Maria, devemos ser mensageiros de alegria e esperança” – 4° Domingo do Advento – Ano c

O 4º Domingo do Advento no Ano C tem um significado especial, pois traz a belíssima cena do evangelho de Lucas (Lc 1,39-45), que narra a visita de Maria à sua prima Isabel. Essa agem é profundamente rica em ensinamentos e nos convida a refletir sobre a vivência da fé, a alegria da presença de Deus e o serviço ao próximo.

Maria, após receber o anúncio do anjo Gabriel sobre a gravidez do Messias e saber que Isabel, sua prima idosa, também estava grávida, decide apressadamente ir visitá-la. Ao chegar à casa de Isabel, um momento extraordinário acontece: quando Isabel ouve a saudação de Maria, o bebê em seu ventre, João Batista, salta de alegria, e Isabel é cheia do Espírito Santo. Com esse gesto, ela reconhece a grandeza de Maria e a presença de Jesus no ventre dela. Em sua saudação, Isabel diz: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! E de onde me vem esta honra de que a mãe do meu Senhor me visite?”. A resposta de Isabel é uma expressão de fé profunda, ao reconhecer em Maria a mãe do Messias.

Essa visita de Maria a Isabel, conhecida como a “Visitação”, é um exemplo de serviço, de generosidade e de alegria compartilhada. Maria, ao saber que sua prima precisava de apoio, não hesita em partir para ajudá-la. A viagem, que pode ter sido longa e cansativa, é realizada com o coração cheio de amor e solidariedade. Ela vai ao encontro de Isabel para trazer-lhe consolo e compartilhar a alegria da promessa divina.

A atitude de Maria nos ensina a importância de servir ao próximo com generosidade e amor, especialmente aqueles que mais precisam de nosso apoio. Em um tempo de espera, como o Advento, a visita de Maria também é um símbolo da necessidade de levarmos a presença de Cristo a todos os que estão ao nosso redor, espalhando a alegria e a paz que nascem do encontro com o Senhor.

Além disso, a Visitação nos convida a refletir sobre a importância da alegria na nossa caminhada de fé. Isabel, ao receber Maria, experimenta a alegria profunda de saber que Deus está presente em sua vida, e o bebê em seu ventre, João Batista, salta de alegria. Este é um convite para que também possamos experimentar a alegria da vinda de Cristo em nosso coração, especialmente durante o Advento, tempo de preparação e espera pelo nascimento do Salvador.

Neste 4º Domingo do Advento, somos chamados a viver com mais intensidade o espírito de fraternidade e serviço ao próximo. Como Maria, devemos ser mensageiros de alegria e esperança, levando o amor de Deus a todos aqueles que encontramos. Assim, ao nos aproximarmos do Natal, podemos viver este tempo com o coração repleto de fé e gratidão pela grande dádiva que é a presença de Jesus em nossas vidas.

Últimas Notícias

DioceseNotícias

Santuário de Santa Rita de Cássia acolhe mais de 10 Mil peregrinos em Domingo de FéCássia, MG –

Uma onda de fé e devoção tomou conta do Santuário de Santa Rita de Cássia no último domingo, dia 18 de maio, com ...

DioceseNotícias

COM SANTA RITA DE CÁSSIA SOMOS PEREGRINOS DE ESPERANÇA

Novena de Santa Rita Tem início no dia 13 de maio no Santuário da “Terra dos Impossíveis” Cássia, MG – 12 de maio ...

DioceseNotícias

Habemus Papam: cardeal Robert Francis Prevost é eleito o 267º Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana

Os cardeais reunidos no Conclave para a eleição do Sumo Pontífice escolheram o novo Papa da Igreja Católica no quarto escrutínio do Conclave. ...

DioceseNotícias

Terceiro Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar marca início da Fase 2 do INAPAF

Nos dias 3 e 4 de maio, foi realizado o 3º Encontro Diocesano de Formação da Pastoral Familiar – INAPAF, dando início à ...

mosteiro de claraval 75 anos
DioceseNotícias

MOSTEIRO DE CLARAVAL COMEMORA 75 ANOS DE FUNDAÇÃO

Assessoria de ComunicaçãoNo dia 28 de abril, foi celebrada uma missa especial pela fundação do Mosteiro de Nossa Senhora do Divino Espírito Santo, ...

DioceseNotícias

Monsenhor Hiansen Vieira Franco é ordenado bispo na Catedral Nossa Senhora das Dores

Em uma solene celebração realizada na manhã de sábado, 26 de abril, a Catedral Nossa Senhora das Dores, em Guaxupé (MG), foi palco ...

Quer receber notícias e conteúdo exclusivo no seu e-mail? Cadastre-se agora mesmo! Somos contra SPAM, fique tranquilo(a)!